sexta-feira, 18 de março de 2011

Aulas de Ciências...

     No primeiro bimestre, a turma do 3º ano irá aprofundar seus estudos sobre a água. Para contribuir com os mesmos, realizamos diversas experiências com intuito de vivenciar o que está sendo aprendido.

     Na primeira aula comprovamos a existência de água no ar com a utilização de um copo de vidro e um aluno respirando dentro desse copo. Ele ficará, em pouco tempo, embaçado, "suado".
     Na aula seguinte, realizamos a experiência de dissolver diferentes materiais(suco, açúcar, sal, corante) na água. Essa experiência tinha por objetivo comprovar a água como solvente universal, bem como analisar as características da água (incolor, insípida e inodora).
     Na terceira aula, realizou-se a filtração da água suja. Usamos uma garrafa pet cortada ao meio. Na parte da tampa ficou parecendo um funil e deve ser feito um furo na tampa pra água poder passar depois. Em seguida, neste "funil" deve ser colocado areia bem fininha, depois um pouco de areia mais grossa, pedras pequenas, médias e por fim umas maiores. Para finalizar é só despejar a água neste funil e colocar embaixo o que restou da garrafa para poder segurar a água "limpa". É importante ressaltar aos alunos que mesmo essa água sendo filtrada, ela não é própria para o consumo precisando passar por outros tratamentos para que ela seja considerada potável.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário