O primeiro dia de aula geralmente é cercado por ansiedade, expectativa de rever os amigos, ou então de conhecer os novos amigos...
Sendo assim, para auxiliar neste momento em sala de aula, irei postar algumas propostas de dinâmicas para serem realizadas.
O objetivo das dinâmicas é proporcionar um ambiente aconchegante, confortável e divertido em sala de aula.
DINÂMICA: Os peixinhos no aquário
Objetivo: Desenvolver o raciocínio lógico, o sentido reflexivo e critico, de tal maneira que possam tornar-se cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Comparar as diferenças e igualdades.
Material: papel pardo, durex, música Peixe Vivo, papel sulfite, lápis preto e de cores, borracha, giz de cera, tesourinha.
Desenvolvimento: Faça o desenho de um aquário do tamanho de um papel pardo e fixe-o na lousa. Coloque a música Peixe Vivo para eles ouvirem e peça que cantem juntos... Em seguida, entregue um pedaço de papel sulfite e peça-lhes que desenhem um peixinho, como desejarem... e depois recortem!
Peça que assim que terminem, vão até a lousa e fixem seu peixinho no aquário. Após todos fixados, peçam para que eles observem o que realizaram e manifestem o que entenderam sobre a atividade... deixe-os à vontade para falar... Se necessário, vá conduzindo a conversa para o lado da moral, da ética, do respeito às diferenças individuais. Pergunte: Todos os peixinos são iguais? Por que são diferentes? Todos os peixinhos estão indo para o mesmo lado? Porque?( Porque temos objetivos, metas, sonhos diferentes, caminhamos por caminhos diferentes, viemos de famílias diferentes... ) Como nós podemos transferir estas ideias para a vida escolar? ( aquário=escola, peixinhos= alunos/ professores, funcionários e pais). E assim em diante de acordo com o retorno das crianças.
Conclusão: As dinâmicas na sala de aula têm uma boa aceitação por parte das crianças.
Esta dinâmica também pode ser realizada com os pais em uma reunião, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário